É hora de falarmos sobre feminismo

Feminismo. Uma palavra de 9 letras que vem sendo muito difundida ultimamente e como toda (ideia de) revolução, causa um certo desconforto ao opressor, e confusão entre as oprimidas, e meu post de hoje é para tentar explicar melhor o que é o movimento do qual faço parte há um tempo e venho (tentando) empoderar algumas meninas (que basicamente, todas termos noção do que é e lutar para que isso aconteça é uma das maiores dificuldades, pois pelo caminho ouvimos coisas que nos parecem sem sentido, e que precisamos desconstruir, mas isso veremos ao longo do post.

 
O QUE É?

Feminismo nada mais é que a luta por direitos iguais aos dos homens, como por exemplo, salários iguais. Não é a "luta para podermos ser todas promíscuas" (sim, já ouvi isso), mas é a luta para que se você ensina ao seu filhO que é bonito pegar geral, ensine isso a sua filhA, afinal, qual a diferença? Ou então, se você ensina a elA a se guardar, ensine o mesmo a elE também. Olhem que sociedade bonita! Não é sobre poder sair com peitos de fora (até porque, para podermos fazer isso, antes precisaríamos quebrar com essa de ser algo sexual, e seria bem mais demorado), mas se nós temos que nos cobrir, os homens também, afinal, qual a diferença? 

COMO É A LUTA E QUAIS FORAM SUAS CONQUISTAS?

A nossa luta mais importante é empoderar mulheres, para que todas saibam o que é e se unam, que é também outra luta, pois sob o efeito do patriarcado, mulheres são concorrentes entre si, o que causa intrigas e desunião, algo que não se deve acontecer, pois senão, não há luta. Mulher não deve falar mal uma da outra, ou discordar na frente de homens (sim, não somos obrigadas a concordar com tudo, afinal, somos seres humanos diferentes, porém na frente de quem nos oprime, temos que mostrar que somos uma só!), se ajudam e apoiam mesmo sem se conhecer etc.
Tivemos várias conquistas ao longo do tempo, as principais você já deve saber, como o direito ao voto e de ser votada (é importante ressaltarmos este segundo ponto), o de ingresso no mercado de trabalho (entre aspas, porque foi uma luta de mulheres brancas de classe alta, pois as mulheres negras - e pobres -  nasciam condicionadas a isso, mas este ponto não é a discussão de hoje) e o direito à educação, mas tivemos outras super importantes também (na verdade todas são), como o anticoncepcional (criado por dois americanos com incentivo e financiamento feminista), Lei Maria da Penha e Delegacia da Mulher, direito a participação em esportes (sim! Fomos proibidas disso no Brasil por 12 anos - 1937/1948), igualdade de direitos perante a lei (conquistado na Constituição atual, de 1988), Dia Internacional da Mulher (poucxs sabem, mas foi criado esse dia em homenagem às mulheres mortas durante um incêndio numa fábrica nos Estados Unidos), o divórcio, uso de calças e muitas outras.

QUEM PODE SER FEMINISTA?

Bom, aí depende de qual vertente você segue (mais abaixo na matéria), mas no geral, que todas concordam, é que TODAS as nascidas mulheres não só podem como devem ser! Além de homens que se sentem desconfortáveis com o que lhes é imposto também.

FEMINISTAS FAMOSAS

Claro, com a disseminação de algo tão bom (para nós), várias famosas já se declararam e fazem bonito na hora do vamos ver. Algumas delas são: Beyoncé (ela tem inúmeras músicas que falam sobre, sendo a mais recente, Flawless), Pitty, Chiquinha Gonzaga (dando uma volta no tempo), Emma Watson, Ellen Degeneres, Ellen Page, Angelina Jolie, Cate Blanchett, Lena Dunham, Ariana Grande e Nicki Minaj.



RAMIFICAÇÕES

Assim como outros movimentos sociais (se assim podemos dizer), há várias ramificações (ou vertentes), e você pertence àquela você se identifica mais, sendo algumas delas:

  1. Feminismo Negro
  2. Feminismo Interseccional, o qual percebe que o que causa a opressão são várias coisas, não se tem apenas uma causa
  3. Feminismo Radical
  4. Feminismo Liberal (o mais seguido atualmente)
ORIGEM DA DESIGUALDADE DE GÊNERO E DO FEMINISMO
  
Cada vertente feminista tem um versão para a origem da desigualdade de gênero (sim, agora falamos em "gênero", não "sexo". Farei um post mais tarde sobre isso), enquanto que o feminismo não temos uma data para dizer de sua fundação ou até mesmo da primeira feminista na história, mas podemos citar quando se tornou mais forte: no momento pós-Revolução Francesa, e foi dividido em três Ondas, em que foram lutas e conquistas por determinados direitos em cada uma delas.

BOATOS
 

Claro, há muitas frases que ouvimos por aí que não têm nada a ver ou até mesmo distorcem o movimento, e é necessário combatermos (apesar que sempre irão existir) e desconstruir quando pudermos. São algumas delas:

"Toda feminista é lésbica"
Não tem nada a ver sua opção sexual com o movimento, portanto, mentira de quem é preconceituosx, pois além de falar sem saber, ainda fala como se ser homossexual fosse um aspecto negativo.

"Feministas não são femininas/pregam contra isso/são todas 'Maria Macho'..."
Talvez pensem isso por causa da depilação (que é o próximo item), mas não tem nada a ver. Se uma mulher quer passar batom ela vai passar. Se ela não quiser, também não é obrigada para se sentir bonita/aceita/feminina. Cada mulher tem o seu jeito único, e é nisso que encontramos a beleza! Você pode ser a mulher que mais se arruma no planeta, e pode ser feminista também. Pode ser uma que odeie qualquer uma dessas coisas ""de mulher"" (sim, entre várias aspas, pois não deveria existir isso, já que lutamos para que todxs sejam iguais) que pode ser feminista também. Sem isso!

"Feministas não podem se depilar/não se depilam"
Bom, feminismo luta por direitos iguais, certo? Então se é aceitável homem não se depilar, que seja aceitável para a mulher também, ou o contrário: se não é aceitável para a mulher, que não seja para o homem, afinal, qual a diferença?
Porém, ao entrar no movimento, não é obrigatória a parada da depilação, afinal, é uma escolha (ou questão de empoderamento). Muitas feministas se depilam (na verdade, a maioria, se você for reparar, se depila)

"Cavalheirismo é o nome dado ao machismo que lhes convém"
Cavalheirismo é sim machismo disfarçado, pois prega que a mulher é o sexo frágil e por isso deve ser tratada com cuidado e atenção. Feministas não gostam disso, quem acha "bonitinho e romântico" são as mulheres que ainda não tiveram contato com essa tese, e é uma das primeiras coisas que tentamos desconstruir ao adentrar no movimento.

"Nem feminista nem machista, sou..."
Essa é uma das piores frases que alguém pode dizer, e infelizmente, é muito comum. Vamos por partes: 
machismo = homens exploram mulheres
feminismo = todos iguais
femismo = mulheres exploram homens
Normalmente a frase acima é acompanhada da palavra "humanista" mas... o que é ser humanista? Humanismo é "um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores" mas como vamos fazer isso se na nossa sociedade, do jeito que é hoje e que deveria ser assim, não é? Além do mais, isso é uma filosofia de vida, assim como o vegetarianismo. Ou seja, você será minoria e isso NUNCA vai se tornar maioria. Não vai atingir um grande número de pessoas. Não vai entrar em vigor ou qualquer coisa do tipo. Em outras palavras, NÃO VAI ACONTECER. Então, vamos para a próxima parte:

TESTE: VOCÊ É FEMINISTA?

  1.  Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?
  2.  Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?
  3.  Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?
  4.  Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?
  5.  Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais?
  6.  Você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?
  7. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães? - porque NÃO, o sonho de toda mulher NÃO necessariamente é se casar. NÃO necessariamente é ter filhxs
  8. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?
  9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres? 
  10. Você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo? 
Se você respondeu "sim" para todas as perguntas acima, parabéns, você é feminista! Se não, vamos procurar um tratamento, porque né






 UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO

Preciso dizer que fiquei em dúvida se deveria ou não dizer o que vou dizer abaixo. Em parte, porque é um conhecimento que é sempre bom de se ter; em outra, porque acho que é algo muito nosso, e não sei se deveria ser compartilhado assim, porém decidi postar para ajudar a quebrar alguns mitos sobre o assunto

Cantadas podem parecer legais e inofensivas, porém são extremamente invasivas e objetificadoras. Se quer dizer a uma mulher o quão linda está, existem jeitos bonitos e não constrangedores de fazê-lo. A imagem abaixo diz tudo.



Não dependemos de homens para nada. Nosso sonho não necessariamente é casar e ter várixs filhxs. De algumas, isso realmente é verdade, mas na maioria é tudo imposição patriarcal. É meio complicado desconstruir, mas quando você se liberta, se vê livre de tanto peso nas costas que vocês não têm ideia...

"Somos netas das bruxas que vocês não conseguiram queimar". Essa frase explica a origem do feminismo, nossas raízes, de onde viemos, pois na época da Santa Inquisição, todas as mulheres diferentes eram chamadas de bruxas e queimadas na fogueira. O poema completo:

"Somos netas das bruxas que vocês não puderam queimar. Somos as netas das mulheres indígenas que sua cruz e seu progresso tentaram, mas não conseguiram dizimar. Somos as netas das negras que vocês violentaram, humilharam e estupraram nas senzalas, mas nem mesmo sua violência foi capaz de afastar nossos Orixás, tambores e festas. Somos a voz da resistência, e a resistência vem gravada em nosso próprio sangue!"




Quem aqui já é feminista? Há quanto tempo, quem te empoderou e a partir de qual momento você se declarou feminista? Meninas que não são, porque? Quando e como foi seu primeiro contato?

Hey there, I'm Loreo!

Share This Post

Comments

    Blogger Comment

0 comentários: