Uma pressão chamada profissão/faculdade







Creio que poucos sabem, mas assim que me formar no Ensino Médio, não quero entrar na faculdade direto.
Vou fazer algum curso que dure 2 anos, já que me formarei com 17 e, quando completar 19 anos, pretendo tirar o ano para mim: trabalhar quando quiser, dormir tarde, acordar o horário que me der na telha, sair sem dia para voltar, fazer meu(s) intercâmbio(s). Será apenas um ano e, depois disso, pretendo cursar a faculdade. Não ligarei se tiver de fazer um ano de cursinho para conseguir entrar. Como estou no 1EM, tenho no mínimo mais uns 6 anos até a tão sonhada universidade. Como estou em relação a isso? Totalmente calma, óbvio. Até porque, sei que vou mudar de opinião até lá, então, enquanto isso, apenas vou pesquisando sobre quais profissões me agradam.

Estou contando tudo isso porque AMO ir à banca de jornal, e semana passada, entrei em uma e comecei a ver as revistas. Tinham várias sobre o Guia do Estudante que falavam sobre as matérias que cairão no ENEM, FUVEST e tudo mais e, por algum motivo, comecei a me desesperar com pensamentos do tipo "ai meu Deus, não estou me preparando" "tenho que estudar!" "E se eu não passar na faculdade, o que farei da minha vida?!" eu tentava afastar esses pensamentos, pois sei que ainda tenho muito tempo, mas nem sempre estavam dando certo, e foi aí que me coloquei a pensar: se eu, que estou hiper longe de precisar disso já estou assim, imaginem quem está nessa fase porque realmente precisa?!

Como puderam perceber, foi pressão interna, foi algo totalmente psicológico (mas que graças a Deus, foi passageiro) mas... Quem está nessa fase, não tem só a própria pressão como a externa também, em que todos perguntam sobre isso, ficam dando conselhos inúteis... Parei para pensar sobre como essa decisão é importante também. Além da famosa frase "vai mudar sua vida", se arrepender deve ser horrível!

Não sei se devo recomendá-los a testes vocacionais, porque não sei se são confiáveis... Mas isso é uma opinião MINHA. Quem discordar, ou quiser fazer só para ver como é e no que dá, faça. Pode ser que sirva para algo, mas para mim não serviu, deu umas coisas nada a ver '-' mas o que aconselho, é que, caso você tenha dúvidas entre algumas profissões, pesquise bastante: melhores universidades, grade curricular (é MUITO importante saber o que você vai estudar! Cansei de desistir de cursos que achava legal por ver que várias matérias são chatas), salário, especializações, conversar com pessoas que estão cursando e que já estão formadas... Quanto mais informação, melhor: quanto mais bem preparado(a) você estiver, menos surpresas (ruins)!
E aí, o que acharam da minha decisão? Você teria coragem? Se não, por quê?

Hey there, I'm Loreo!

Share This Post

Comments

    Blogger Comment

2 comentários:

Fernanda disse...

Nossa Camis, sério que você fará isso? Quanta coragem, admiro-te por isso! Hahah

Unknown disse...

Pois é, Fê, também me considero hiper corajosa por fazer isso hahah