Porquê "Tio Sam"?

Olá pessoal, tudo bom?
Nossa, que saudade de postar aqui! Desculpem a demora, mas é que eu estava doente :/ tava com vômito e muuuita dor no corpo! Graças a Deus eu já estou bem agora :) By the way...

Eu estava no blog da minha xará, Camila, dona do blog Na terrinha do Tio Sam e pensei:
"Porquê os EUA são conhecidos como Terrinha do Tio Sam?" e fui procurar.
Achei interessante o suficiente para colocar aqui, afinal, conhecimento é a melhor coisa que alguém pode ter, já que ninguém pode tirar agora dei uma de filósofa aqui =P
Bem, achei no santo Wikipédia:

Origem:

Primeiro uso datado na Guerra de 1812 e ilustração data 1852

Com o passar do tempo o apelido tornou-se cada vez mais popular, até que a revista americana Punch o batizou como símbolo americano. O folclore diz que o Tio Sam foi criado por soldados americanos no norte de Nova Yorque, que recebiam barris de carne com as iniciais U.S. (de United States, que significa "Estados Unidos" em português) estampadas. Os soldados teriam brincado, dizendo que as iniciais significariam Uncle Sam ("Tio Sam"), uma referência ao dono da companhia fornecedora da carne, Samuel Wilson, de Troy, estado de Nova Iorque. O Congresso Americano reconheceu Samuel Wilson como inspirador da figura do Tio Sam em 1961.



Bem curioso, hein? Achei também a origem do cartaz "We want you" (Nós queremos você) e achei que seria legal postar aqui para vocês:

Origem do cartaz "We want you"

Em 1917, o artista James Flagg desenhou-o em um cartaz com o dedo em riste e com a frase "I Want You for U.S. Army" ("Eu Quero Você para o Exército dos EUA"), encomendado pelas Forças Armadas americanas, que recrutava soldados para a Primeira Guerra Mundial. Este poster foi inspirado pelo cartaz de Lord Kitchner, feito três anos antes do Tio Sam. Kitchener era o Secretário de Guerra da Grã-Bretanha quando estourou o conflito. Tio Sam foi um símbolo histórico do exemplo de poder dos E.U.A. Os E.U.A., para mostrar mais superiodade ainda,fez frases para incentivar as pessoas que iam pra guerra lutar por seu pais como:"United we stand" que significa "continuemos unidos" e "God bless America" que significa "Deus abençoe a America".



E aí, o que acharam? Vocês já sabiam da origem? Comentem!

Hey there, I'm Loreo!

Share This Post

Comments

    Blogger Comment

1 comentários:

Fernanda disse...

Nossa que legal! Gostei! Eu sempre quis saber a origem, mas nunca tive coragem suficiente para procurar na net! kkkkk