Intercâmbio

Olá pessoal, tudo bem?
Continuando a saga sobre Intercâmbio, falarei sobre o tão aguardado e polêmico post: COMO SE VIRAR LÁ FORA.

Mais um dos posts saindo diretamente do Guia de Intercâmbio Capricho que vocês já devem estar de saco cheios de ouvir falar kkkk




E, antes de mais nada, acho que o post vai ficar enooorme, então, provavelmente vou dividir o post.

HOST FAMILY

Host Family é a família que irá te hospedar o tempo que você ficará lá fora, então, tente se comportar, respeitá-los... lembrando que eles não são teus pais de verdade, então podem deixar você fazer tudo, por não serem seus pais ooou, não te deixarem fazer muita coisa pelo mesmo motivo.
Caso você não esteja se dando muito bem com sua hfamily, é possível trocar também =D

Mais dicas?

  • Tente observar e entender a rotina da sua família. Descubra o que eles gostam de fazer e participe. Respeite os horários das refeições da família

  • Arrume sempre seu quarto e sua cama. Ser colaborativa só melhora sua relação com a família qye está te recebendo.

  • Pergunte como pode ajudar nas tarefas de casa (mesmo que não esteja habituada a elas aqui)

  • Busque conhecer mais dos hábitos e costumes deles e busque se adaptar a eles quando estiver lá

  • Seja educada: diga sempre "por favor", peça licença para abrir a geladeira ou para retornar ao seu quarto etc.

  • Disponha-se a fazer coisas como ir ao mercado da esquina, ajudar seus hbrothers mais novos nas tarefas ou outras coisas simples

  • Respeite os horários

  • Não demore no banho ou na hora que for se trocar

  • Evite usar roupas curtas ou decotadas quando sair com eles

  • Não seja folgada, deixando coisas jogadas, deitando no sofá da sala etc.

  • Não queira ser a dona do pedaço, escolhendo que canal assistir na TV ou convidando gente para ir á sua casa sem falar com a sua família lá

  • Preste atenção na hora de comer: existem países que não têm o costume de usar talheres, por exemplo.

  • Evite levar meninos para a sua casa, principalmente quando seus hparents não estiverem por lá

  • Nada de intimidades: ficar de calcinha pela casa, deixar a porta do banheiro aberta ou esse tipo de coisa

Querem uma dica minha? A dica sobre pedir licença para abrir a geladeira... é só para as hfamilies de intercâmbio de férias, já que serão pessoas na qual você não terá muita intimidade. Também não deêm o telefone de casa para todo mundo, é meio chato sua hfamily ter que ficar atendendo toda hora garotos atrás de vocês. E posso pedir uma ajuda? Quem souber de algum país que não usam talheres, comenta, please?

COLÉGIO

Tenha a preocupação de manter sempre a frequência nas aulas e as notas azuis, até porque, se você estiver faltando muito e tirando notas ruins, a agência avisa seus pais aqui no Brasil :O

Lembre-se também de cumprir a grade de disciplinas que são fundamentais para você passar de ano aqui no Brasil para que, quando retornar do intercâmbio, poder ficar na mesma sala dos seus amigos!

A grade de disciplinas obrigatórias é:
  • Inglês
  • Matemática
  • Biologia, Física ou Química (desses três você tem que escolher dois)
  • História ou Geografia
3 dicas para ir bem nos estudos

Essa dica não serve só para quem está indo viajar... também serve para os estudos aqui... (vamos supor que alguém fará isso aqui, hein! kkkkkk)

1- Revise
Chegue em casa e releia as anotações daquela matéria que não ficou tão clara ou faça uma revisão de pelo menos uns 5 minutos do conteúdo da aula. Isso ajuda você a guardar o conhecimento

2- Entenda
Tente compreender, em vez de decorar: porque aquela fórmula foi criada, o que aconteceu antes ou depois daquele fato histórico. Busque associar as informações - isso ajuda muito seu cérebro a pensar na solução dos problemas quando o bicho pegar na hora daquela prova dificílima

Minha dica: Se você tem que decorar algo, faça uma música no ritmo da sua música preferida. Eu fiz isso ano passado/retrasado e até hoje sei a matéria !

3- Envolva-se
Tente se envolver com a matéria e sempre prestar atenção na aula. Quanto maior o envolvimento emocional com o conteúdo, melhor o cérebro consegue armazená-lo. Por isso, você tem mais facilidade de ir bem justamente nas matérias que mais gosta.

COMO FAZER AMIGOS

Uma dica minha: seja sem-vergonha ! Hahaha. Não tenha vergonha e puxe papo. Pode ser desde "Olá, tudo bem? Meu nome é ... e tenho ... anos" até "Você entendeu a matéria? Me explica?"

  • Combine uma ida ao cinema ou um encontro do pessoal numa lanchonete da cidade.

  • Inscreva-se em atividades fora do horário de aula: entre para o time da escola, faça parte do grupo de ciências, intere a trupe de teatro etc.
Na minha opinião, a primeira opção só se você tiver pelo menos uma amiga que tenha vários amigos. Você pede para ela chamar o pessoal.
Eu sou mais a segunda opção. Já que o pessoal de teatro/time da escola são mais abertos e mais fáceis de se enturmar... kkkkkkk

E NA HORA DA PAQUERA?

Aproveite que você é de fora! Pergunte sobre a cultura local, peça para a pessoa amada te levar para um lugar bastante conhecido (tipo tem que ir do seu país)... quem sabe não rola?
Não esqueça dos olhares. É infalível em qualquer lugar do mundo ! Mas lembre-se: não fique toda hora olhando para o amado (a).
Pergunte também algo como:
Como que o pessoal daqui mostra para a outra interesse? ou... Os meninos daqui são mais sem-vergonha ou recatados?

TESTE: VOCÊ SE ADAPTA FACILMENTE A NOVAS SITUAÇÕES?

1- Sua mãe arrumou um novo namorado. Ele começa a frequentar sua casa e fazer programas que antes eram só das duas junto com vocês. Você lida numa boa com isso?

(   ) Sim. Minha mãe precisava de um boyfriend !
(   ) Não. Quem esse cara pensa que é para se meter na nossa rotina?

2- Você está passando um tempo na casa da sua bff e vai começar seu seriado favorito. Você tem coragem de insinuar que gostaria de assistir? Mesmo que a mãe dela esteja vendo novela?

(   ) Sim.
(   ) Não. Tenho consciência de que a casa não é minha e, além disso, posso ver a reprise.

3- A professora do curso de inglês mudou bem no meio do bimestre. Você consegue manter o ritmo das aulas logo de cara?

(   ) Sim. Oras, o idioma é o mesmo ! Não tenho problema nenhum com isso.
(   ) Não. Eu já estava acostumada com o jeito de ensinar da antiga teacher.

4- Sua família está passando por dificuldades financeiras e vai precisar dar uma pausa nos gastos excessivos. Você compreende a situação, claro. Mas no fundo, no fundo, acha que consegue se adaptar facilmente?

(   ) Sim ! Faço o máximo para não gastar com nada que não seja necessário. Aproveito para reaproveitar peças que estavam mofando no guarda-roupa !
(   ) Não. Até tento economizar, mas é difícil trocar a balada por programas mais light e baratinhos.

5- Você namorou durante um ano, mas agora acabou. Fora a saudade e possíveis ressentimentos, você encara numa boa o seu novo status?

(   )Sim. Sei que, na hora certa, aparecerá outro cara. Vou aproveitar a solteirice para curtir minhas amigas e paquerar vááários gatos !
(   ) Não. Estava acostumada com a rotina de um namoro e não vejo a hora de ter isso de novo !

6- Seu pai recebeu uma superproposta para trabalhar em outra empresa, mas que fica longe da sua casa. Se ele aceitar, sua família vai mudar de bairro e você, de escola. Você o apoia?

(   ) Sim. É uma oportunidade incrível para a carreira dele e eu posso continuar vendo minhas amigas no final de semana.
(   ) Não. Acho injusto ! Não me vejo fazendo amigos tão legais em outro colégio.

RESULTADO

Mais "sim": Novidade é com você mesma ! Adora enfrentar novos desafios e é supercompreensiva para entender que, ás vezes, as coisas não são do jeito que a gente espera. Nem por isso deixa de enxergar o lado bom de tudo o que acontece na sua vida. Por mais que seja um desafio, você está no caminho certo para se dar bem no intercâmbio !

Mais "não": Você amam sua vida do jeito que ela é ! E, sinceramente, prefere que tudo continue como está. Quando algo muda, é meio difícil para você aceitar. Até certo ponto, isso é supernormal. Mas cuidado para não querer manter tudo muito tradicional ! Mudanças podem ser positivas. E você vai lidar com um montão delas na sua viagem !

SAUDADES DE CASA...

Lidar com a saudades é uma das coisas mais ruins do intercâmbio (se você procurar no Google ou no Youtube por PIORES COISAS DE SER INTERCAMBISTA ou COISAS RUINS DE SER INTERCAMBISTA, todos terão saudades inclusas ! Vai por mim!). Mas é precio entender que isso faz parte do seu processo de amadurecimento e que o intercâmbio, além de ser uma forma de poder conhecer mais sobre uma nova cultura e abrir sua cabeça para o mundo, é também uma forma de aprender a lidar sozinha com uma série de situações. Por isso, a saudade tem que ser amenizada pelo ganho que á a experiência de morar em outro país.

COMO FALAR COM OS PAIS

Antes de partir, faça uma conta no Skype, por exemplo, e ajude seus pais a se inscreverem - a telefonia por internet usa a ainfraestrutura da rede que á mantida por diversas entidades sem fins lucrativos. Por isso, as ligações feitas dessa maneira acabam saindo bem mais em conta (até 76% mais baratas, dependendo da ligação). Dessa forma, vocês podem se falar com mais frequência. Também vale comprar um computador assim que chegar para poder manter contato com eles. Outra forma é fazer um plano de telefonia via rádio. Como pega em muitos países (EUA, Canadá, e toda a América, exceto Europa e Oceania) você consegue falar com sua mãe o dia todo de forma ilimitada.

COMO FALAR COM OS AMIGOS

Atualize suas redes sociais e adicione todos os seus amigos para poder acompanhar o dia deles pelo Twitter e Facebook. Como não dá tempo de contar as novidades um por um, na minha opinião, faça um blog ou videoblog, assim todos podem saber o que acontece e vai ajudar você a se lembrar do que fez naquele dia =D

NAMORO Á DISTÂNCIA

Você está com a viagem programada e, pouco antes de ir, conhece aquele garoto incrível e vocês começam a namorar. O que fazer em um situação dessas? Muitas meninas passam por este dilema:  "Abandono o intercâmbio, termino o namoro ou o mantenho á distância?" Nesse caso, é preciso ligar o racional para tomar a melhor decisão. Se você quer muito fazer o intercâmbio, talvez seja hora de apostar nele. E não dá para aproveitar 100% da viagem se estiver com a cabeça (e o coração) presa em alguém aqui "A verdade é que fica bastante difícil manter um relacionamento durante o intercâmbio. É preciso abrir mão de muita coisa da estadia fora para não aborrecer o garoto. Então vale a pena repensar se vale mesmo viajar comprometida com alguém" diz Andréa.

Minha opinião: Também tem a chance de você virar corna(o) e vice-versa... melhor não. Fala que você ainda ama o(a) garoto(a) mas é melhor viajar descomprometida. Fale que, quando voltar, se a paixão continuar intensa, vocês podem voltar =D !!!

(...) A medida é a seguinte: por mais fofo que ele seja, o intercâmbio é uma chance única que reúne diversos fatores: seus pais deixarem, você ter a oportunidade financeira de realizá-lo, já ter escolhido o destino perfeito ! Já namoros, você ainda vai ter muitos durante a vida (por mais que ache que ele é o amor da sua vida). Sacrificar o primeiro pelo segundo pode te impedir de aproveitar muitas coisas. POr isso, tente conversar com ele e ver como preferem fazr. Talvez o melhor seja terminar agora e se falar sobre o assunto somente quando você estiver de volta. Porque pensa como pode ser difícil deixar de sair com seus amigos da escola de lá por imaginar que seu namorado esteja fazendo a mesma coisa aqui? "É preciso estar totalmente dedicado ao intercâmbio para ele valer a pena de verdade" conclui a psicóloga.

VOCÊ SABE LIDAR COM A SAUDADE?

1- Sua bff vai viajar por uma semana pois está com um problema na família. Você:

a. Dá o maior apoio e tenta mantê-la clama. Diz que se ela precisar, pode te ligar.
b. Pensa: "Será que não rola eu ir junto?" Quando vê que não vai rolar, faz ela prometer que vão manter contato por mensagem o dia inteiro !
c. Poxa, viajar logo agora que vocês tinham uma festa para ir?! Mas, tudo bem, terão outras oportunidades. Liga uma ou duas vezes por dia para saber como vão as coisas.

2- Ordens do seu pai: você vai ter que ficar em casa no final de semana estudando pois está mal na escola. E seu namorado não vai poder aparecer por lá. Como você imagina que vai ser o fds?

a. Vou sentir falta dele, mas são só dois dias ! Além disso, preciso mesmo me concentrar nas provas.
b. Acho que vai ser horrível e que nem vou conseguir me concentrar direito nos estudos!
c. Penso que você sentir muita saudade, mas nada que meia horinha de conversa ao telefone não resolva. Depois, bora estudar !

3- Você está a uma semana fora de casa, acampando na praia com as suas amigas, depois de um tempão sem tirar férias. No último dia de viagem, você:

a. Quer aproveitar ao máximo e lamenta que a viagem esteja chegando ao fim!
b. Thank you God! Não via a hora de se sentir em seu lar, doce lar...
c. Ai que bom ! Vou voltar para o meu travesseiro ! Mas bem que o acampamento podia durar mais um final de semana, né?

4- Seus pais vão fazer uma viagem romântica no final de semana e você vai ficar sozinha em casa. O que você pensa?

a. Uhu! Festa com a galera por 48 horas !
b. Seria muito mala se eu pedisse para ir junto. Por isso, não peço. Mas só por isso ! Vou morrer de saudades deles. :(
c. Putz, ficar sozinha é um saco. Mas tudo bem ! Vou chamar alguma amiga para me fazer companhia durante esses dias e ligar para eles para saber como está a viagem.

RESULTADO

Mais A: Liberdade e independência são palavras-chave do seu dicionário. Você não é nem um pouco dependente da sua família ou das suas amigas e sabe muito bem que pode fazer novos amigos em qualquer situação. Isso não quer dizer que você não ame as pessoas que estão á sua volta ! Muito pelo contrário! Só significa que você sabe lidar com a falta que elas te fazem.

Mais B: Grude total ! Sua família e seus amigos são, sim, prioridade para você, não importa o que aconteça. Você não se vê longe de nenhum deles por muito tempo e, na verdade, precisa dessa companhia para se sentir mais segura e feliz ! Uma fofa ! Só tome cuidado para não ficar dependente demais das pessoas e deixar de aproveitar a vida (e as oportunidades) por causa disso !

Mais C: Você sabe equilibrar muito bem a saudade que sente das pessoas com a vontade de viver novas experiências. Não deixa de aproveitar nem um pouco os bons momentos porque uma amiga ou seu namorado não está por perto. Na verdade, sempre tenta dar um jeitinho de matar a saudade e curtir as oportunidades, conciliando as duas coisas. Continue assim !

AS MELHORES DICAS DE QUEM JÁ FOI !

Pense na vivência como um todo.
"Escolhi a Dinamarca porque queria um lugar da Europa, onde tudo é mais perto e eu poderia viajar bastante", revela Isabela Padovan, 18 anos
Fuja do lugar-comum.
"Não consegui vaga para os países que queria, então aceitei ir para Taiwan. Aprendi chinês, que vai fazer diferença no meu futuro !" diz Amanda Cibele, 19 anos.
Leia publicações do país para onde você vai.
"Assinei uma revista teen americana. Isso me ajudou a ter ideia de como as meninas de lá se comportavam", conta Mariana Santarém, 18 anos.
Programe-se com antecedência
"O atraso com meu visto adiou em seis meses a minha viagem. A embaixada da Austrália sempre me pedia um documento que eu já havia mandado. Quando tudo parecia ter dado certo, a data do visto veio errada. Acabei ficando desiludida, mas ainda bem que não desisti", conta Bruna Lima, 18 anos.
Não tenha vergonha de errar.
"Vim para a Holanda sem saber falar holandês. Comecei a praticar o idioma na rua, quando ia comer ou visitar algum lugar. Pensava: nunca mais vou ver essas pessoas! Então, não tinha vergonha", diz Camila Gomes, 16 anos.
Faça um dicionário personalizado.
"Anotava em uma agenda as palavras desconhecidas que ouvia ou lia em placas, revistas, livros. Depois, perguntava a alguém da família de lá o que significava e decorava", diz Kyrian Melo, 17 anos, que foi para a Austrália
Se não se adaptar, cogite mudar.
"Estava em uma escola só de meninas, que não faziam a menor questão de se enturmarem. Até que abri o jogo com a minha família e consegui mudar para uma escola melhor", diz Bruna Lima, 18 anos que estava na Austrália.
Dedique-se ás aulas
"Para entrar na faculdade aqui, nos EUA, eles pediram meu boletim dos últimos seis meses de intercâmbio. Ainda bem que eu tinha me esforçado e tirado boas notas. Isso contou muito para eu ser aprovada", conta Ingrid Barros, 18 anos
Livre-se de preconceitos
"Fiz intercâmbio três vezes: os EUA são mais bonitos do que falam. Na Argentina, a qualidade de vida é melhor do que eu pensava. E, na Alemanha, as pessoas são simpáticas!", diz Mariana Feitosa, 19 anos.
Prepare-se para a burocracia.
"O visto para o Reino Unido é muito difícil. Eles pediram um monte de documentos para saber se eu teria como me manter lá sem trabalhar", diz Thais Palma, 21 anos, que foi para a Inglaterra.
Se ligue nos costumes básicos do país.
"No Canadá, sempre temos que estar no lugar 15 minutos antes do hoário marcado. Na escola, atraso de poucos minutos já era considerado como falta", conta Laura Borssatti, 17 anos.
Antes de se entregar á paixão, lembre: um dia você vai embora.
"Fiquei com um australiano na balada. Só que rolou um sentimento mais forte. Ainda nos falamos, mas decidimos que cada um ia viver sua vida. Não foi fácil esquecê-lo", diz Kyrian Melo, 17 anos
Adapte seu jeito de paquerar
"No começo, eu passava no corredor da escola e nenhum menino olhava. Depois, entendi que eles esperam a menina dar um sinal antes de se aproximar", conta Mariana Sabó, 18 anos, que foi para os Eua
Não abuse da hospitalidade alheia
"Conheça bem a família antes de sair usando e dando o númeor para todo mundo", lembra Sylvia Macedo, 18 anos, que foi para Taiwan
Resolva o que estiver ao seu alcance
"Minha mãe de lá sempre atrasava: até levei bronca no colégio. Ela demorava também para me buscar. Aí, resolvi voltar para casa a pé. Caminhava uns 40 minutos, mas era melhor do que ficar esperando", lembra Marieli Braga, 20 anos que foi para a Venezuela.
Em caso de aperto, não hesite: ligue para seus pais
"Em uma festa, minha irmã de lá bebeu demais e tivemos que voltar a pé para casa: 10 km de madrugada! Quando chegamos, a mãe dela me obrigou a preencher um questionário admitindo a culpa. Liguei para os meus pais, que falaram com a agência. Providenciaram outra casa para mim", conta Gabriela Garcia, 18 anos que foi para o Canadá
Não se obrigue a seguir rituais em que não acredita.
"Meu pai no Canadá era pastor e todos os domingos tínhamos que ir á missa. Achava estranho. Então, conversei com a minha mãe de lá, que entendeu e permitiu que eu ficasse em casa nos dias de missa", diz Natália Castilho, 18 anos
Tenha paciência para se enturmar
"Como não sabia falar alemão, tive dificuldades para fazer amigos no começo. Mas, conforme eu fui aprendendo a língua, isso se tornou mais fácil", afirma Anmali Ramos, 18 anos
Tome a iniciativa para fazer amigos.
"Para me enturmar, pedia ajuda com a lição mesmo quando sabia as respostas e tentei participar de aulas nas quais há mais interação entre os alunos, como teatro e coral", conta Aline Tanaka, 18 anos, que foi para os EUA
Gaste dinheiro só com o que valer a pena
"Viajo muito aqui, então, economizo dinheiro para isso. Se for comprar roupas, espero a temporada de liquidação. Encontrei coisas de 30 euros por apenas 5", diz Mariana Murad, 18 anos que foi para a Holanda
Obs: Eu sou a única que não conseguiria fazer isso??
Use o telefone com moderação
"Levar o celular foi um grande erro! Meu pai ficou doido quando a conta chegou: deu quase R$ 2 mil!", diz Isis Barbosa, 19 anos, que foi para o Canadá
Acredite que a saudade vai melhorar
"No quarto dia aqui, eu estava desesperada para voltar. Depois de duas semanas, já estava tudo bem e a angústia passou", conta Gabriela Mian, de 18 anos, que foi para os EUA
Evite falar português
Por maior que seja a tentação, resista. Essa atitude fará toda a diferença no aprendizado. "Mesmo tendo família na Inglaterra, fiz questão de ficar em uma casa de ingleses para aprender o máximo possível. Até com amigos brasileiros eu tentava conversar em inglês o tempo todo", afirma Lays Tedesco, 17 anos
Opte por uma escola com menos alunos
"Minha escola tinha uns 800 alunos. O que mais gosto é que eu conheço grande parte deles - e eles me conhecem também -, todos são superamigáveis comigo e não tem tantos grupinhos fechados como em escolas maiores", conta Denise Lie, 17 anos, que estava nos EUA
Experimente de tudo
"No primeiro dia, minha mãe holandesa disse que tinha feito sua especialidade: lasanha de berinjela. Até então, eu não comia vegetais. Mas não tinha como falar que eu nõa ia querer, né? Sentei á mesa e comi tudo", conta Marina Murad, 18 anos, que foi para Holanda
Controle seu apetite!
"Como os horários das refeições eram muito diferentes, acabava comendo duas vezes no almoço e mais duas no jantar. Engordei 11 kg! Se pudesse voltar atrás, me policiaria para não comer tanto ou tentaria optar por alimentos mais saudáveis", diz Mariana Sabó, 18 anos, que foi para os EUA
Cuide para não perder contato com suas amigas daqui
"Nos e-mails, minha amigas não contavam nada! Quando voltei, era como se fôssemos pessoas estranhas", diz Ana Carolina de Melo, de 19 anos, que foi para os EUA
Cuidado com o excesso de bagagem.
Pesquise se vale a pena mandar algumas coisas antes pelo correio. "Comprei muito e paguei caro pelo peso extra. O limite era 20 kg e a minha mala pesou 78 kg", conta Camilla Borges, 18 anos, que foi para o México
Prepare-se para explicar o Brasil
"O povo estranhava: eu era do Brasil, mas nãe era morena e nem sabia sambar". Contei que era do Rio Grande do Sul, colonizado por alemães", conta Daiane Lautert, 21 anos, que foi para a Alemanha
Prepare-se para ter que se readaptar
Estranhar um pouco as coisas é normal. "Nos EUA, as roupas são mais comportadas. Quando cheguei aqui, achei tudo vulgar! Outro problema foi com o português. Parecia que eu tinha esquecido todas as palavras!", diz Paula Orlandi, 18 anos

E aí, o que acharam do post? Ajudei? Alguém tem mais alguma dica? Comentem!

Hey there, I'm Loreo!

Share This Post

Comments

    Blogger Comment

1 comentários:

fernanda disse...

Noooosa!que post grande!bem q vc disse!mas valeu a pena!vai por mim!me ajudou a ter ideias de que intercâmbio não é só sonhos e fantasias, temos lutas tbm :) e aposto que ajudou futuros intercambistas como eu!
posso te pedir uma coisa?faz um post com sites e livros legais que vc recomenda? beijos! parabéns pelo post!amei!